Solução das ‘irregularidades’ na intercalar pode sair de concertação com partidos

Deveria ter acontecido no final da tarde de hoje em Maputo uma conferência de imprensa na qual a Comissão Nacional de eleições se pronunciaria sobre a preocupação apresentada por alguns partidos políticos sobre a intercalar de Nampula, principalmente sobre os cadernos eleitorais. O encontro com a imprensa acabou não tendo lugar e adiado para amanhã numa hora a anunciar.

O MAGAZINE ficou a saber que a solução para as irregularidades despoletadas por partidos políticos da oposição, sairá de uma concertação entre a CNE e os partidos políticos reclamantes.

Em documento entregue à CNE a Renamo se mostrou preocupada por exemplo, com o facto de os cadernos de registo de eleitores, no recenseamento feito em 2014 serem os que serão usados para eleição intercalar de Nampula sendo que segundo o partido houve alteração do número de eleitores.

Por outro lado, aponta-se o facto de alguns cadernos estarem em formato electrónico e não terem nenhum eleitor inscrito e em alguns casos multiplicaram-se os cadernos de eleitores para além de disparidades do número de cadernos nas assembleias de voto e algumas assembleias de voto sem cadernos eleitorais. Abanês Ndanda

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *