Melita Matsinhe lança livro “Ignição dos Sonhos” no FFLC

 A Poeta e pianista Melita Matsinhe ira lançar em breve  uma obra intitulada “Ignição dos sonhos”  sua primeira obra de poesia.

 Melita Matsinhe vem participando em movimentos literários em Maputo, porém foi no núcleo literário Café com Livro por via das conversas e oficinas literárias organizadas pela Fundação Fernando Leite Couto que  cimentou a vontade de passar a poesia da música para a escrita.

Num breve conctacto com o Magazine, a pianista confessou que a paixão pela poesia desenvolveu-se discreta e imperceptível.

 A pianista beneficiou de uma bolsa de estudos da Unesco, tendo feito o ensino médio em pedagogia musical e performance de piano na Escuela Nacional de Música em Havana, Cuba. Lá surgiram os grandes questionamentos da vida. Aprofundou o sentido estético, a poesia das artes e da dança. Melita descobriu a interligação entre o clássico e a arte de rua, a religião e a música, divino e o profano.

Pianista e cantora, Melita é apaixonada pelas crianças, pelo que criou e dirige o Centro de Artes Xiluva, vocacionado para a formação artística de crianças e adolescentes. A artista é também directora do “Njingiritana”, Festival da Criança, e do Concurso Infantil de Literatura “Flores que Nunca Murcham”.

Mestrada em História e Musicologia pela Universidade de Oslo, Melita tem uma vasta experiência internacional como gestora de programas de Artes e Cultura.