CNE exorta população a participar da Campanha de Educação Cívica

A Comissão nacional de eleições exortou hoje a populacão residente em zonas autarcizadas a participar activamente da campanha de educação Cívica a ter início amanhã.

Falando a jornalistas, o presidente da Comissão Nacional de Eleições Abdul Carrimo referiu que os objectivos desta campanha são informar o eleitor do valor do seu voto, incentivar o eleitorado a participar com civismo e maturidade nos pleitos eleitorais, contribuir para que ele reconheça a importância da sua participação na eleição dos representantes do poder local, dos órgãos locais do Estado e de soberania.

Carimo referiu ainda que, a campanha de Educação Cívica é o período previsto no Calendário Eleitoral em que todos os actores eleitorais devem tomar parte na consciencialização do eleitorado para participar de forma activa nos processos eleitorais, de forma informada, consciente e patriótica.

Nos últimos processos eleitorais, o nível de abstenções tem-se revelado cada vez mais elevado. Esta situação não deve ser encarada como problema apenas dos órgãos eleitorais, mas sim, de toda a sociedade moçambicana, por ser um dever cívico, necessário para a manutenção da democracia genuína, legitimação dos eleitos pelo povo e uma melhor qualidade de vida, disse Carimo. Elísio Muchanga

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *