Alemanha apoia Moçambique com 15 milhões de euros

Alemanha vai desembolsar 15 milhões de euros para financiar o Projecto de Modernização da Rede Eléctrica Fase II em Moçambique nos termos de um acordo quarta-feira assinado em Maputo entre representantes dos dois países.

O projecto, que deverá começar a ser executado no decurso dos próximos seis meses, destina-se a ligar a rede eléctrica do Parque Industrial de Beleluane às áreas residenciais próximas, na Matola, uma zona industrial e residencial a cerca de 15 quilómetros a sudoeste da capital Maputo.

Assinaram o documento a vice-ministra os Negócios Estrangeiros e Cooperação, Nyeleti Mondlane e o embaixador da Alemanha em Moçambique, Detlev Wolter, de acordo com a agência noticiosa AIM.

O embaixador disse que a verba que o seu país vai desembolsar tem como destino a construção de uma nova subestação de 66/33 Kilovolts e de novas redes de baixa tensão (33 kilovolts) no parque industrial, permitindo dessa forma a ligação à rede da estatal Electricidade de Moçambique (EDM).

Nyeleti Mondlane recordou o Acordo de Cooperação Financeira e o Acordo de Cooperação Técnica, assinados em Março último e dispondo de um apoio financeiro no montante de 157 milhões de euros, que visam ajudar Moçambique nos sectores da educação, desenvolvimento económico sustentável, descentralização e finanças públicas e ainda na transmissão de energia eléctrica entre Moçambique e Malaui. (Macauhub)